A busca por bem-estar nunca foi tão evidente. O mercado de wellness se consolidou como uma das vertentes mais lucrativas da indústria global, movimentando bilhões com produtos que prometem mais equilíbrio, energia e vitalidade — e acima de tudo, um estilo de vida desejável. Mas em um setor onde o autocuidado virou produto, o design de embalagem cumpre um papel fundamental: atração estratégica.
Mais do que atrair olhares, as embalagens no segmento precisam transmitir valores, leveza, confiança, naturalidade e presença. Nesse cenário, entender como cada decisão visual e sensorial impacta essa conexão pode ser o ponto de virada para marcas que desejam se destacar em um dos setores mais competitivos e em expansão da atualidade.
Branding e o crescimento do wellness
De acordo com dados do Global Wellness Institute, o mercado global de wellness ultrapassou a marca de US$ 5 trilhões em 2023. No Brasil, a tendência segue firme: marcas de cosméticos naturais, suplementos, alimentos funcionais e produtos de autocuidado cresceram exponencialmente nos últimos anos.
Mas esse crescimento também expõe um paradoxo: nunca se falou tanto em bem-estar, e, ao mesmo tempo, nunca se registraram níveis tão altos de estresse. Isso exige uma comunicação mais empática, transparente e coerente, marcas com a sensibilidade de enxergar essa lacuna e sanar as dores desse mercado, saem na frente.
Neste cenário, o design de embalagem é o primeiro ponto de contato com o consumidor — e muitas vezes, o mais decisivo. Ele precisa comunicar, abrir espaço para a confiança e despertar sensações alinhadas à proposta do produto. O visual conta uma história: de bem-estar, sim, mas também de cuidado, escolha consciente e estilo de vida.
Onde o design atua para o bem-estar
O design voltado ao universo wellness está longe de ser genérico. Pelo contrário, é profundamente ancorado em estratégia e percepções sensoriais.
O crescimento desse mercado não acontece somente por conta da demanda por produtos mais saudáveis, mas também pela forma como essas marcas têm se posicionado visualmente. O design, especialmente o de embalagens, tem sido responsável por transformar intenções em presença de mercado.
Em mercados onde a escolha acontece em segundos, a embalagem é, muitas vezes, o elo entre o discurso de bem-estar e a percepção real do consumidor.
O design se torna um ativo essencial: capaz de ativar o desejo, valorizar experiências e posicionar marcas como aliadas ao novo padrão de ‘’lifestyle’’.
Nosso olhar para o mercado em alta
Na DOT, acompanhamos de perto a evolução do mercado. Nosso trabalho é traduzir propósito em projetos que geram conexão para além do visual, mas emocional e sensorial.
O bem-estar está em alta. E isso exige que o design acompanhe, com mais escuta, mais presença e mais intenção.
Quer explorar o potencial do design de embalagem para sua marca de wellness? Acesse: www.s-dot.com.br