Em meio aos avanços da Inteligência Artificial, os impactos no mundo do design surgem. Os principais desafios estão ligados a capacitação das equipes para utilizar as ferramentas, mas para além de uma ameaça para os profissionais do setor, a IA pode ser uma grande aliada ao design, com autenticidade, quando usada corretamente.
Uma grande transformação para o design
Raramente nos atentamos ao trabalho por trás das embalagens dos produtos que consumimos. No entanto, quase todos os produtos que fazem parte do nosso dia a dia foram cuidadosamente pensados e projetados por designers especializados.
O design de embalagens é responsável tanto pela estética quanto pela funcionalidade por trás do produto, pensando sempre na necessidade do consumidor. À medida que a tecnologia evolui, esse nicho tem se beneficiado cada vez mais de ferramentas que possibilitam um desenvolvimento mais ágil e escalável.
Com o advento da Inteligência Artificial, a disciplina de design de produtos passou por uma transformação significativa — que ousamos dizer que foi a maior de todos os tempos, adaptando-se ao contexto dos avanços tecnológicos.
Essa explosão, impulsionada em grande parte pelo sucesso do ChatGPT, gerou apreensão entre alguns profissionais da área. Surgiram questionamentos sobre a possibilidade de substituição do trabalho humano pela IA, mas até onde a tecnologia pode substituir processos humanos?
Cada profissional tem sua visão sobre o mercado em meio a tantas novidades, mas a questão é: precisamos encarar as mudanças e nos aliar a elas. Muito mais que uma ameaça, a IA é uma poderosa aceleradora de processos, especialmente para tarefas que demandam menos criatividade, e deve ser explorada com ética e autenticidade.
Em uma visão otimista, enxergamos o ‘’hype’’ da Inteligência Artificial como a oportunidade perfeita para experimentar e aprender a utilizá-la como um parceiro efetivo no desenvolvimento de embalagens.
É crucial considerar a IA como um suporte aos processos e não como o criador original. Mesmo em meio a tantos avanços, a IA ainda tem limitações e, acima disso, a autenticidade é a chave do design.
Quando falamos de inovação e tecnologia, estamos falando de tempo. A forma como aplicamos a tecnologia é crucial nesta dinâmica. Neste sentido, o profissional que teme ser substituído por um robô, não deve trabalhar como um. Estimular o pensamento crítico, estratégico e aflorar a criatividade são ferramentas insubstituíveis da mente humana, mas que podem ser lapidadas pelas novidades que surgem no mercado.
DOT: criatividade e experiência
Nossa missão é agregar valor por meio do design de embalagens, impulsionando marcas para gerar inovação de forma inteligente. Nossos processos de desenvolvimento vão além da estética, otimizamos prazos e garantimos o alinhamento de ideias do início ao fim da entrega.
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