A escolha da embalagem desempenha um papel crucial no processo de decisão de compra dos clientes. Além de sua função básica de proteger produtos, facilitar a distribuição e consumo, tendo poder de cativar visualmente os consumidores.
Mas, como pensar na importância da embalagem para um produto de forma estratégica para influenciar diretamente na decisão de compra e experiência dos clientes? Explorando mais detalhes nesse artigo!
Fatores relevantes na visão dos clientes
Inúmeras estratégias podem ser adotadas para elevar o apelo de um produto. Nesse contexto, a embalagem tem o potencial de provocar sensações e memórias. Quando projetada de maneira única, não atrai apenas a atenção, mas também pode servir como uma ferramenta poderosa para apresentar o produto para o público, gerando oportunidades e explorando novos nichos de mercado.
De acordo com pesquisas realizadas pela Two Sides Brasil, elas exercem influência na decisão de compra em 99% dos casos, variando em intensidade.
- Para 64% dos consumidores, a capacidade de proteger o produto destaca-se como o fator mais crucial.
- Para 52%, a informação fornecida pela é o aspecto mais relevante.
- A facilidade de abertura ou fechamento é considerada essencial por 47% dos participantes.
- Aspectos como o tamanho e a matéria-prima utilizada emergiram como pontos importantes e frequentes.
Essas percepções destacam a diversidade de expectativas dos consumidores em relação à embalagem, ressaltando a necessidade de uma abordagem holística no design e na comunicação desse ponto essencial para o produto.
Mas, para além dos dados, a experiência de escolher um produto apenas por ter uma embalagem criativa ou que se destaca entre as outras na prateleira, não é única. Todos passamos por isso até mesmo inconscientemente. Por que não transformar isso em estratégia?
Experiência do cliente
O ponto de partida para melhorar a experiência do cliente é a excelência da embalagem. Ao optar por materiais e processos de primeira qualidade, você não apenas eleva as chances de fidelização dos compradores, mas também promove resistência, segurança e um acabamento impecável para o produto.
Esses atributos não apenas garantem a satisfação do cliente, mas também impulsionaram significativamente o aumento das vendas. Investir na qualidade não é apenas uma medida estratégica, mas uma via direta para fortalecer a confiança do cliente e alcançar um crescimento consistente nas vendas.
Outra estratégia que surpreende positivamente os clientes, é a personalização. Conforme uma pesquisa do Sebrae, 75% das empresas que apostaram no design personalizado experimentaram um notável aumento nas vendas.
Apostando na personalização, você não apenas adiciona valor aos seus produtos, mas também se destaca da concorrência, introduzindo inovação e estabelecendo uma identidade única para seus produtos. Essa abordagem fortalece a conexão emocional com a marca, contribuindo para uma experiência de compra mais adequada e satisfatória.
Além disso, quando pensamos em estratégia, o comportamento dos consumidores em relação às redes sociais se tornou uma peça chave.
Embalagens atraentes têm o poder de se tornarem conteúdo nas redes sociais, ampliando a visibilidade de marcas de maneira orgânica. Ao investir em designs inovadores e interessantes, você encanta seus clientes e incentiva a compartilhar suas experiências online.
Essa prática promove a marca e cria o senso de comunidade. A visibilidade gerada por meio dessas interações nas redes sociais é responsável por reforçar a presença digital, atrair novos clientes e impulsionar o reconhecimento.
A combinação entre design e estratégia
Na DOT, trabalhamos para gerar valor através do design de embalagens, que impulsionam sua marca proporcionando inovação. Unindo design e estratégia, dominamos os processos de desenvolvimento para além da estética, garantindo otimização de prazos e alinhamento ao posicionamento.
Para isso, mapeamos as necessidades da sua marca para oferecer soluções inteligentes. Nossa própria metologia criativa guia esses processos, garantindo que todas as embalagens estejam alinhadas com o propósito da marca ou da ideia inicial.
Dessa forma, reduzimos em até 30% o tempo de desenvolvimento dos projetos, aumentando a percepção de valor e visibilidade nos custos e limitações do produto.
Precisando de uma solução inteligente para otimizar a experiência de seus clientes? Conte com a DOT!
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