Tudo precisa de um primeiro passo. Para nós, a análise de situação de marca é inicio de uma jornada para entregar projetos de sucesso.
Mas você sabia que essa etapa vai muito além de relatórios superficiais e pesquisas genéricas?
Muito além dos números: bons insights vem da interpretação
Dados são importantes, mas sem a interpretação correta, eles são apenas números. Uma boa análise de situação de marca não se limita a estatísticas de benchmarking, ela exige uma leitura aprofundada do comportamento do consumidor, tendências culturais e percepção da identidade visual.
Empresas do setor alimentício e de bebidas, por exemplo, muitas vezes se prendem às tendências de sabor e preço, mas esquecem que a embalagem e a comunicação visual desempenham um papel tão essencial quanto a qualidade do produto.
Identificar oportunidades visuais e entender como a marca é percebida é o verdadeiro diferencial.
O que realmente importa na hora de fazer a pesquisa?
Na DOT, adotamos nossa própria forma de pesquisa. Cada cliente é único, mas sempre aproveitamos do mesmo ponto de partida para entender a fundo as necessidades e dores desse processo criativo.
Alguns pontos não podem ser ignorados, como:
- O olhar externo é fundamental: um erro comum é a empresa analisar a própria marca de forma enviesada. Um estudo conduzido por profissionais especializados em branding e design trará percepções que, internamente, podem passar despercebidas.
- O comportamento do consumidor é mais dinâmico do que parece: pesquisas não devem se limitar ao histórico de vendas. Hoje, o consumidor é altamente influenciado por redes sociais, sustentabilidade e storytelling da marca.
- Benchmarks são úteis, mas a identidade é única: comparar-se com a concorrência é essencial, mas apenas copiar tendencias pode resultar em perda de identidade. A marca precisa ter seu próprio posicionamento.
O design é um fator estratégico: a identidade visual precisa ser avaliada não apenas pelo aspecto estético, mas também pelo impacto na decisão de compra e na comunicação da marca.
A DOT: expertise em pesquisa e design para embalagens
Na DOT, não apenas analisamos a situação da sua marca, mas auxiliamos a traduzi-la em embalagens que fazem sentido para o seu público.
Com uma abordagem baseada em dados e insights reais, desenvolvemos soluções personalizadas que fortalecem a presença da sua marca no mercado.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente e leve sua marca para o próximo nível.