O briefing é uma peça essencial para garantir um resultado alinhado ao propósito do projeto. Mas será que existe uma fórmula para o briefing perfeito?
Na DOT, não existe modelo pronto. Cada projeto é guiado por questionamentos que nos desafiam no processo de investigar e criar.
O que é e como criar o briefing perfeito?
Briefing é o registro essencial para a concepção de um projeto, incluindo informações cruciais como objetivo, orçamento, prazo e público-alvo. Por isso, é crucial estabelecer diretrizes claras e garantir a satisfação com os resultados do projeto.
A produtividade é crucial tanto para os desenvolvedores do projeto quanto para o cliente, que espera o cumprimento dos prazos. Nesse sentido, essas informações têm um papel fundamental ao agilizar a execução por fornecer um diagnóstico completo do que é esperado.
Um tempo reduzido de produção não só satisfaz o cliente, mas também contribui para a organização. Um briefing bem elaborado não apenas agiliza o processo, mas também aumenta a credibilidade do trabalho realizado.
Além disso, precisamos citar o retrabalho, um obstáculo para o progresso das demandas que pode interferir diretamente na rotina. É difícil evitar solicitações de alteração, pois cada cliente possui diferentes níveis de exigência e nem sempre tem uma visão clara do que deseja.
No entanto, o briefing pode ser extremamente útil para minimizar essa insatisfação. É importante distinguir entre pequenos ajustes e retrabalhos significativos. Um briefing abrangente e detalhado é essencial para evitar a necessidade de grandes alterações no projeto posteriormente.
Mas afinal, o que é necessário para um briefing perfeito?
Muitos profissionais de comunicação acreditam que existe uma fórmula para isso, mas na DOT acreditamos que cada cliente é único e consequentemente cada projeto tem seus próprios desafios.
Alguns pontos são cruciais para entender as nuances de cada desafio, mas ir além do óbvio é ainda mais importante. Buscamos entender a fundo nossos clientes, desenvolvendo produtos alinhados com o propósito da marca.
DOT: dominamos processos
Para desenvolver a melhor estratégia alinhada ao posicionamento da marca, tudo se inicia com um processo investigativo e de análise da situação. Entender esses pontos é a nossa especialidade, em etapas práticas para garantir o sucesso da entrega final.
Quer entender mais da metodologia DOT? Entre em contato e acesse nosso portfólio.