O termo está em alta, mas a prática de redesenhar como uma marca se apresenta é antiga. Em uma definição simples, rebranding é o reposicionamento estratégico de uma marca — que pode envolver desde a identidade visual até a linguagem e experiência como um todo.
E se estamos vendo tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, é porque o mercado mudou. As marcas precisam acompanhar.
O que está por trás dessa onda de reposicionamento?
De um lado, temos mudanças sociais e culturais cada vez mais rápidas — motivadas pelas redes sociais e por novas tendências de consumo. Do outro, consumidores com expectativas elevadas, atentos a coerência, posicionamento e propósito. Essa equação tem levado marcas tradicionais e emergentes a revisitarem sua identidade.
Como exemplo, temos grandes marcas que recentemente mostraram isso com clareza: comunicação mais limpa e direta, identidade visual moderna e minimalista e até mesmo o foco em valorizar atributos como saudabilidade e acessibilidade. Não se trata de mudar por mudar, mas de alinhar o discurso com os novos desejos da audiência.
Rebranding exige estratégia, não tendência.
Para quem trabalha com marcas, é importante lembrar: rebranding não é solução rápida, é um processo profundo. Exige escuta, entendimento de contexto, revisão de posicionamento e, acima de tudo, coerência.
Na DOT, acompanhamos essas transformações não somente como especialistas em design de embalagens, mas como parceiros na construção e evolução de marcas. Nosso papel é ajudar empresas a traduzirem suas intenções em projetos visuais que conectem com o mercado atual — e com o futuro.
Quer acompanhar as tendências do mercado de perto?
A newsletter da DOT funciona como um radar criativo: trazemos informações sobre o que está rolando no universo do design, das marcas e das embalagens, sempre com um toque de insights dos nossos especialistas que carregam anos de experiência e grandes projetos.
Tudo isso feito e pensado para você que vive o mundo do design, com conteúdos que informam, inspiram e antecipam movimentos.
Assine gratuitamente em: www.s-dot.com.br