Quando falamos em “design de embalagens”, geralmente pensamos em rótulos bonitos, cores chamativas e formas que captam a atenção. Sem dúvida, a embalagem tem um papel essencial para destacar um produto onde quer que ele esteja e criar uma experiência única para o consumidor. Mas será que só isso basta para uma marca inovar?
No mercado atual, a comunicação é feita de detalhes. E a embalagem é apenas o primeiro passo de uma história muito maior.
Design bonito não garante experiência
É comum que um cliente chegue com referências ou até mesmo com o layout de um concorrente que considera inspirador. Mas, na prática, o design que faz diferença é aquele que entende o contexto: do mercado, do consumidor e, principalmente, da essência do produto.
Sabemos que o mercado é competitivo, tanto online quanto offline, e, por isso, apenas a embalagem não segura o consumidor. Sem identidade, o que poderia ser memorável vira só mais um rótulo em meio a inúmeros lançamentos que disputam a atenção todos os dias.
Afinal, o que é preciso para ser lembrado?
No fim das contas, estamos falando de um trabalho que começa muito antes do rótulo. É análise de mercado, é pesquisa de comportamento, é traduzir em imagem o que a marca quer — ou precisa — comunicar.
Para nós, toda embalagem carrega estratégia, é preciso ter história, essência e propósito, é isso que conecta! Porque não existe design bom sem olhar analítico, sem entender como cada elemento visual vai auxiliar a marca a ocupar seu espaço de forma autêntica e consistente.
Por isso, muitas vezes o que o cliente solicita não é exatamente o que ele precisa. Nosso trabalho é traduzir essa necessidade real, ajustando expectativas e transformando um pedido pontual em uma solução que faça sentido para quem importa: o consumidor.
Últimos Postados
-
Comunicação e design de embalagens andam de mãos dadas.
-
Embalagem: a curiosidade pode ser uma estratégia para cativar o público?
-
Análise de situação de marca: o que não te contaram sobre a etapa da pesquisa
-
O que o consumidor espera do design de embalagens?
-
Esfera: a trajetória que deu vida ao nosso Programa Experimental Integrado